Marcadores

domingo, 13 de novembro de 2011

FK Alva - Witbier

Finalmente essa breja saiu da prancheta. Havia uns bons meses que estava ensaiando tomar a atitude de fazê-la e, após estudar um pouquinho o estilo e tomar alguns conselhos com um e outro, estou bem feliz de te-la feito.
Pra variar, outra vez começamos atrasados. Contei com a ajuda do Gabriel Giglio, que tem se mostrado muito interessado e tem me ajudado da idealização da brassa até a degustação da breja! Inicialmente marcamos a brassagem à 1 da tarde de um domingo, como de costume. Algo me pareceu errado quando, lá pela 1:30, o Gabriel me avisa no face que 'já estava descendo pra minha casa'. Isso, em termos técnicos, quer dizer: 'Estarei aí em, aproximadamente, 1 hora". Resultado: Ele chegou já eram passada às 3 e então começamos a moagem.

Um dos meus medos desde o inicio, qnd comecei estudar o estilo, eram os 'contratempos' que os Brews relatavam: Alta turbidez, quantidade absurda de trub e entupimentos durante a filtragem por causa da pasta que o trigo forma com o cozimento. Atento a isso, exagerei um tanto na quantidade de malte base e fiz uma moagem um tanto quanto grossa (com grossa quero dizer com cascas inteiras, endosperma quebrado e o quase nenhum grão inteiro [atente-se a isso pra não comprometer seu rendimento no final da brassagem]). Cogitei adicionar palha de arroz ao mosto no final da brassagem/começo da filtragem, mas não a encontrei como queria, então abandonei a ideia (Mas vale ressaltar que o princípio é válido: Aumentar a malha filtrante garante uma melhor filtragem e evita entupimentos). Tendo em vista esse meu medo, que foi contornado, eis a receita (para 58 litros):

Da Brassagem:

9,5 kg malte Pilsen
3 kg de Trigo (cereal não malteado)
1,4 kg de malte Trigo
0,715 kg de Aveia (em flocos)

36 litros de água primária
44 litros de água secundária

Da Lupulação:

10 g de Lúpulo Hallertauer Tradition a 60'
10 g de Lúpulo Saaz a 60'
10 g de Lúpulo Saaz a 50'
10 g de Lúpulo Saaz a 40'
10 g de Lúpulo Saaz a 35'
10 g de Lúpulo Saaz a 30'
10 g de Lúpulo Saaz a 25'
10 g de Lúpulo Saaz a 20'
10 g de Lúpulo Saaz a 15'
10 g de Lúpulo Saaz a 10'
10 g de Lúpulo Saaz a 5'
10 g de Lúpulo Saaz a 0'
10 g de Lúpulo Hallertauer Tradition a 0'
1,5 kg de Açúcar cristal a 0'

Da Fermentação:

2 pacotinhos do fermento WB-06 (24° durante 6 dias)
(Maturada por mais 10 dias a 6°)

Tenho que ressaltar outras coisas:
- Durante a brassagem percebemos que havia evaporado muita água, pois, ao aferir a densidade previamente, esta estava maior do que a desejada. Ao refazermos o calculo, chegamos a decisão de usar toda a água disponível e depois acrescentar açúcar pra aumentar a densidade: Deu certo!
- Usei cereal não malteado porquq não conseguia de modo algum equilibrar malte base com malte trigo. Nas primeiras receitas que fiz as quantidades giravam na casa dos 80% de base e somente 10% de trigo e, convenhamos, breja de trigo não pode faltar... TRIGO. Resolvi esse problema com uma sugestão do Eduardo Bertoni (que devia fazer um blog pra disseminar suas boas ideias) de colocar não malteado para aumentar os % de trigo na breja.
- Não há uma foto sequer porque fiquei desesperado tentando não esquecer a furadeira de novo (deu certo, não me esqueci dela), mas acabei esquecendo o carregador da camêra. Então, me perdoem por favor!

No demais: A breja sai da maturação dia 18/11 e estará pronta lá pro começo do mês de dezembro. Já 'sangrei' o barril de maturação duas vezes e, meu, tá MARAVILHOSA! :)

Amanhã brassaremos uma American Brown Ale.
Qualquer dúvida ou ressaltas, estou aberto ao diálogo e a 'troca de figurinhas'!

Abraço a todos!
VIVA O MALTE! o/


2 comentários:

  1. Cara apenas um adendo, Witbier não usa malte de trigo, é so trigo nao maltado. e ainda usa raspa de casca de laranja e semente de coentro.
    Agora se vc fizer uma Weiss Bier, aí sim entra o malte de trigo.
    Eu fiz (to tomando ela agora) uma Wit nesse esquema e ficou 10, só a efeciencia que cai bastate pq trigo nao maltado aqui no brasil é de baixa qualidade.
    Mas fica a dica Witbier tem q ter trigo nao maltado.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Estranho, pesquisei umas 4 receitas na época e, salvo o erro, 3 usavam pelo menos 20% de malte trigo. Qto a semente de coentro, tens razão, o estilo permite e até vai muito bem. Mas na hora de adicionarmos as sementes, não ficamos seguros qto a quantidade e decidimos deixar de lado! As raspas de laranja são opcionais, tomei algumas que não ficaram tão boas... Resolvi deixar pra uma próxima!

    Vou tentar fazer como tu fez, somente com não malteados! Achei minha breja um tanto alcólica de mais. Me broxou um pouco!

    Vlw por ter comentado!
    Abraço.

    ResponderExcluir