Marcadores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brassagem da independência - Belgian Blond Ale.




Brassagem feita para o aniversário do Gabriel Giglio e do Pedro Freire, ambos amigos e bons confrades! :)
Participaram da brassagem também o Luís Castelli, que apareceu logo após a recirculação e ajudou um bocado (explico quando chegar a hora), e o Sandro Melcior, que está iniciando na arte e foi quem teve a ideia da Blond!

A ideia inicial era fazer uma Dunkel, ou outra breja mais escura. Porém, eu passei quase um mês encanado com as quantidades de malte e lúpulo. Daí, quando eu e o Giglio sentamos pra tratar do assunto, chegamos a conclusão de devíamos, por se tratar de uma festa de aniversário e ser em outubro (um dos 11 meses onde o calor é infernal aqui em Rio Preto), fazer uma breja mais leve e menos lupulada. Foi quando, na saída do cursinho, o Sandrão deu a ideia da Blond! Achei maneiro e calculei uma breja um pouquinho mais turva do que o proposto pelo BeerTools (que aliás, é muito conservador quanto à coloração) e com menor amargor!

A receita ficou assim:

Brassagem:

10 kg de Malte Pilsen
1 kg de Malte Munich
1 kg de Malte Vienna
0,5 kg de Malte CaraMunich
0,5 kg de Aveia em Flocos
(42 litros de água primária)
(35 litros de água secundária)

Fervura (60'):

15 g de Lúpulo Galena a 50'
15 g de Lúpulo Hallertau Trad. a 30'
15 g de Lúpulo Hallertau Trad. a 20'
15 g de Lúpulo Hallertau Trad. a 15'
15 g de Lúpulo Hallertau Trad. a 10'
15 g de Lúpulo Hallertau Trad. a 5'
20 g de Lúpulo Hallertau Trad. a 0'
20 g de Lúpulo Galena a 0'.

Resolvi colocar somente um lúpulo de amargor (e em pequena quantidade) e, nos 30 minutos finais (que é quando se extrai mais aroma e menos amargor), fazer um limpa no meu estoque de Hallertau. Vi essa lupulação numa IPA do Botto onde os comentários eram, principalmente, sobre o aroma sensacional que a breja tinha.


Como sempre, começamos a brassagem à 1:30 da tarde. Além do calor (uns 40°C, na sombra) também estávamos sem minha furadeira, o que culminou na procura e instalação da manivela do moinho. Cara: NUNCA FIQUE SEM UMA FURADEIRA PRA MOER 13 KG DE MALTE! Dói os braços, destrói as costas e, o que é pior quando se começa a brassar muito tarde, PERDE MUITO TEMPO! Mesmo em 3, demoramos cerca de 1 hora pra moer todos os maltes.

Terminada a tortura da moagem, começamos a brassagem: 15 minutos a 50°C para a parada proteica e 100 minutos a 68°C para sacarificação, após as duas rampas subimos a 78°C para o Mash Out. Começamos a recirculação lá para as 4 e tantas da tarde, já com um certo cansaço nos assombrando. A recirculação e a lavagem se deram sem novidades.


Como podem ver, no final da recirculação, o Luis (Vulgo Luisinho) apareceu. Além de ajudar na trafega do mosto filtrado para a fervura, ainda cedeu um ebulidor para ajudar a atingir fervura, pois, meu fogão estava com problemas no misturador e, em vias normais, demoraria o dobro de tempo para alcançar os 100°C. Usar o ebulidor (chamado também de rabo quente, que nada mais é do que uma resistência grandona) deu uma escurecida na breja, o que eu já estava esperando, pois carameliza mais açucares. Mas na dada situação, era isso ou terminar a brassa às 4 da manhã!
Terminamos a fervura lá pelas 9 da noite, já bem cansados e sem muito saco para o resfriamento. Armei o sistema faltando uns 15 minutos para o fim da fervura e, quando esta terminou, ligamos o sistema a torneira e desmontamos nas redes que têm no fundo de casa. Por esse motivo (MALEITA) não tiramos muitas fotos do final do processo. Seguem algumas:






Terminamos tudo à meia noite em ponto, exaustos mas felizes!
Fiz a tráfego depois de 5 dias de fermentação, maturei a 9 graus por 20 dias e engarrafei com 6,5 g de açucar/litro (pouco carbonatada de propósito). A breja ficou linda (posto fotos depois), com corpo médio e frutado na medida. Deu um toque acido no fim, nada exagerado, que caiu super bem com o estilo.
Agora estamos na fase final da produção: Esperar chegar dia 18/11 para consumir a leva toda com a galera!

Valeu a leitura!
Boa breja a todos!

P.S: Estava escrevendo pouco dado o pouco tempo que tinha, prometo COMEÇAR finalmente a dar vida ao blog. :)




P.S²: Quarta agora (02/11) tem brassagem! \o/


Um comentário: